Google Play Store deixará de exibir lista de permissões que apps exigem

Além de entregar um mais novo design e até um logotipo atualizado para a Play Store, o Google também tem feito algumas mudanças consideráveis na loja do Android. Nesta semana, a empresa deixou de exibir a lista de permissões que os aplicativos exigem no smartphone do usuário.

play story

A informação foi confirmada pelo desenvolvedor Mishaal Rahman após uma atualização da loja via servidor. A mudança até agora segue a diretriz que também removeu a opção “atualizado em” da página de aplicativos.

Com a alteração, o usuário simplesmente fica no “escuro”, uma vez que ele não consegue saber exatamente se um app exigir a permissão para gravação de áudio, acesso à câmera ou até mesmo aos seus dados biométricos, por exemplo.

Por enquanto, o Google não emitiu ainda uma declaração oficial sobre o assunto. Assim, não sabemos se a mudança será permanente ou se é apenas temporária.

De toda forma, Rahman disse que a mais nova aba de “Segurança de Dados” pode acabar substituindo a lista de permissões, uma vez que ela contém muitas informações “mais fáceis de digerir para o usuário médio”.

Do mesmo modo, a maioria dos aplicativos ainda não exibe qualquer informação na nova aba, algo que pode ser resolvido em breve.

play story 02

Play Story

Google Play é um serviço de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, programas de televisão, músicas e livros, desenvolvido e operado pela Google. Ela é a loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android, além de fornecer conteúdo digital.

Quando foi criado a Play Story?

Se olhar para trás, dá para ver que nem tudo era grande. A Play Store não foi lançada com esse nome, já que em 22 de outubro de 2008 ela veio ao mundo como Android Market. Era o início da era dos smartphones, então o Google era bem menos ambicioso em seus planos — na estreia, existiam apenas 13 aplicativos na lojinha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *