Como aumentar o Wi-Fi do seu dispositivo consideravelmente

Tente seguir estes passos para aumentar a velocidade do seu Wi-Fi:

Coloque seu roteador ou gateway sem fio em uma área aberta no meio da sua casa.

Ajuste as configurações do seu roteador para obter o desempenho ideal.

Para a melhor experiência sem fio, considere um novo roteador sem fio e um PC que suporte o padrão 802.11ax de 5 GHz (Wi-Fi 6) com a mais recente tecnologia Intel® Wi-Fi 6 (Gig+).

Se necessário, instale um repetidor ou extensor de alcance para aumentar o sinal sem fio do seu roteador.

 

Velocidade do Wi-Fi – você provavelmente não pensa muito sobre ela até que o filme que você está assistindo por streaming trava. Ou você não consegue carregar seus arquivos na cloud. Ou ainda, seu navegador de web fica rodando sem carregar a página que você quer.

Com milhões de usuários com dispositivos sem fio se conectando ao Wi-Fi em todo o mundo, não é de admirar que as pessoas queiram saber como melhorar sua velocidade de Wi-Fi para terem melhores experiências com transmissão de entretenimento, uploads e downloads de arquivos grandes e jogos sem fio.

Inovações como o mais novo e grande salto para a tecnologia Wi-Fi 6 tornam o Wi-Fi atual quase 3 vezes mais rápido do que aquele de gerações anteriores.2 E como a velocidade de Wi-Fi é relacionada com frequência ao alcance de conexão com internet, há algumas maneiras de ajudar a melhorar o desempenho em toda sua casa.

Mostraremos abaixo como determinar a geração de Wi-Fi em seu dispositivo. Veja alguns termos adicionais que você precisa saber sobre conexões Wi-Fi a seguir:

Velocidade – as novas tecnologias de Wi-Fi enviam dados com mais rapidez do que as gerações anteriores. Uma conexão mais rápida resulta em velocidades de Wi-Fi mais elevadas.

Cobertura e capacidade: a velocidade de Wi-Fi é uma das peças do quebra-cabeça. Você quer um roteador que possa oferecer melhor velocidade de internet para mais dispositivos e mais distantes. Os novos roteadores com capacidade de 160 MHz oferecem maior capacidade e maior cobertura.

Com uma conexão Wi-Fi mais rápida, é possível transmitir facilmente filmes, jogos, vídeos e outros aplicativos pesados com maior confiabilidade, menor latência e maior qualidade de dados para imagens, gráficos e comunicação

Por que sua Wi-Fi está lenta

Uma velocidade de conexão lenta pode ocorrer por vários motivos. Barreiras físicas, como paredes e pisos, podem afetar os sinais sem fio. A distância entre o dispositivo e o ponto de acesso e o número de dispositivos que usam sua rede de Wi-Fi também afetará a velocidade da conexão. Até mesmo coisas simples, como o ajuste da distância entre o seu roteador e o chão, podem afetar seu desempenho.

Certifique-se de falar com seu provedor de serviço de Internet para certificar-se de que está pagando pela velocidade de que precisa. Provedores diferentes oferecem velocidades diferentes e talvez você não tenha o melhor pacote para as suas necessidades de conexão.

Três fatores principais impactam a velocidade da sua conexão com a internet — a localização do roteador, a tecnologia e os dispositivos que estão conectados a ele.

images (13)

Maneiras de aumentar a velocidade da sua Wi-Fi

1. Coloque seu roteador em um local aberto.

Como Wi-Fi é apenas isso – sem fio – a velocidade da sua conexão é afetada pela distância, pelos obstáculos (tais como paredes, pisos e tetos), interferência eletrônica e o número de usuários da rede. Todos esses fatores contribuem para a diminuição da velocidade da sua conexão Wi-Fi.

Para obter o melhor sinal, coloque o roteador sem fio em um local aberto no andar principal da sua casa, longe de paredes e obstáculos. O ideal é colocá-lo fora do chão, acima da mobília. Mantenha-o afastado de outros dispositivos eletrônicos que possam causar interferência, como micro-ondas, babás eletrônicas e telefones sem fio. Você poderá também dispor as antenas perpendicularmente, uma no sentido horizontal e a outra no sentido vertical.

Deseja saber onde estão os pontos mortos da rede sem fio espalhados pela casa? Tente usar um aplicativo móvel, como CloudCheck*, para procurar esses pontos. Ele também poderá ajudá-lo a identificar onde o sinal é mais forte para que você possa encontrar um bom lugar para seu roteador. Pense nele como um feng shui de Wi-Fi para seu roteador sem fio.

2. Utilize tecnologias Wi-Fi atuais. As tecnologias mudam rapidamente e uma das melhores maneiras de acelerar sua rede sem fio é utilizar o hardware mais moderno. O Wi-Fi 6 (802.11ax) é o maior salto da tecnologia sem fio em mais de uma década, permitindo velocidades mais rápidas2, menor latência3 e maior capacidade4 em PCs, telefones celulares e roteadores e gateways para a casa. As tecnologias mais antigas e de desempenho mais baixo, como Wireless-N (802.11n) e Wireless-AC (802.11ac), ainda estão presentes na maioria dos dispositivos móveis e de IoT, enquanto outras tecnologias estão quase obsoletas.

Os roteadores Wireless-AC mais novos possuem velocidades de transferência de dados até três vezes superiores às dos modelos Wireless-B/G/N mais antigos e oferecem funcionalidade de “banda dupla” para que você possa liberar canais para os dispositivos sem fio mais antigos acessarem.

Os novos roteadores Wi-Fi 6 têm velocidades de transferência de dados quase 3 vezes mais rápidas2 do que as soluções Wi-Fi 5 padrão, e ainda oferecem “dupla banda” funcionalmente. Assim, você pode abrir canais para que dispositivos sem fio mais antigos possam acessá-los.

E, claro, você vai querer selecionar o Wi-Fi mais recente com WPA e proteger sua rede Wi-Fi com uma senha para que seus vizinhos não possam transmitir os filmes deles usando sua conexão sem fio.

3. Limite os dispositivos e otimize as configurações. Jogar games on-line, realizar bate-papos com vídeo e fazer streaming de filmes e vídeos são atividades que consomem muita largura de banda e podem reduzir a velocidade da Internet e o acesso de todos que estão conectados àquela rede Wi-Fi. Alguns roteadores têm uma configuração de Qualidade do serviço (QoS) que permite que você controle quais aplicativos têm acesso prioritário à largura de banda da Internet. Por exemplo: você pode querer priorizar ligações com vídeo caso tenha muitas reuniões e reduzir a prioridade de downloads de arquivos da cloud. Você poderá receber seus documentos mais tarde, mas não vai querer que a ligação caia quando estiver falando com um cliente importante ou alguém da sua família.

Você também vai querer se certificar de que seu roteador sem fio receba as últimas atualizações para seu firmware e drivers. Enquanto muitos roteadores mais recentes têm um processo de atualização integrado, é possível que você precise acessar as configurações do seu roteador para iniciar manualmente uma atualização ou acessar o site do fabricante do seu dispositivo para a correção de erros.

É possível também fazer o ajuste fino da seleção de canais no seu roteador. Por padrão, muitos roteadores sem fio são configurados para rodar no canal 6. Isso significa que os roteadores dos seus vizinhos também podem estar usando o canal 6, causando congestionamento naquele canal por causa do número de dispositivos conectados a ele. O uso de uma ferramenta como Wi-Fi Analyzer* ou Wi-Fi Scanner* pode ajudar na identificação dos canais do roteador com mais largura de banda e oferecer uma melhor velocidade da Internet.

Caso seu roteador seja relativamente novo, ele deve ser capaz de alternar entre duas frequências de rádio – 2,4 GHz (o padrão mais antigo) e 5 GHz (o padrão mais novo). Os roteadores sem fio inteligentes podem escolher a melhor frequência para você e seu ambiente. Cada frequência possui vários canais: 14 a 2,4 GHz e 30 a 5 GHz. Assim, se seu roteador tem a capacidade de trocar automaticamente de frequência, ele poderá escolher entre 44 canais. Você pode verificar as configurações do roteador para ver se ele está alternando automaticamente entre canais e frequências para obter a configuração ideal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *